Como trabalhar em equipe
O trabalho no Playback Theater em si, é um trabalho em equipe. Os atores escutam a narração do narrador e fazem as cenas sem conversar uns com os outros, só se falando enquanto personagens.
Neste contrato, o cliente queria algumas cenas que mostrassem o quanto as pessoas se orgulhavam de trabalhar na empresa e o quanto elas estavam encarando a mudança que está acontecendo.
Após o espetáculo, o diretor da empresa entrou em cena e fizemos um jogo, onde eles nos faziam peguntas sobre como era feito o espetáculo, onde parecia que fora ensaiado.
Não fora ensaiado!
E o papo serviu para mostrar a todos o que fazemos para trabalhar em equipe.
Como fechar um departamento
Uma empresa precisava fechar um departamento; era uma situação difícil porque não haveria um reaproveitamento: ou seja, todos seriam demitidos.
Em uma reunião com os responsáveis, sugeri que fizéssemos um espetáculo sobre “Como enfrentar mudanças”.
Eu esperava que as pessoas pudessem ver que toda a mudança, apesar de ser difícil no momento, tem um sentido de crescimento.
Ao final, as pessoas agradeceram o RH sobre o espetáculo que haviam assistido. Diziam ter outra perspectiva sobre o futuro.
Quando a fama sobe à cabeça.
A empresa convivia com o fato de ter um determinado setor em venda que se achava o máximo (de fato, eles eram — haviam faturado mais do que qualquer outro setor da empresa.
Mas… não conseguiam enxergar o resto da empresa como necessário. A empresa era, “praticamente” eles mesmos — aquele setor de vendas!
Sugeri que fizéssemos um espetáculo sobre “O que o passado nos ensina”, focando em quais coisas eles haviam aprendido com o passado e utilizavam até hoje.
A grande jogada veio ao final: terminado o espetáculo, sugeri um debate com a plateia, para pensarmos quais elementos do teatro poderiam ser despedidos: os atores? o músico? o diretor? a platéia? Segundo a conclusão deles mesmos, após discutirem bastante, não seria possível demitir ninguém.
O fato de concluírem que nenhum diretor poderia ser demitido no teatro, levou-os a pensar quão importantes eram os demais atores, além do protagonista.
Adeus ano velho… feliz ano novo!
Existia um novo sistema a ser implantado; era uma situação esperada por todos porque eles não aguentavam mais os problemas do sistema “velho”.
Numa tomada de briefing fiquei sabendo que o maior temor das pessoas que estavam organizando era que, durante o treinamento, as críticas como o “velho” invadissem o treinamento (com razão por que o sistema “velho” tinha tantos problemas que algumas visitas eram perdidas).
Minha sugestão era que fizéssemos um espetáculo no início do treinamento sobre o “Sistema Velho” (sim, este era o nome).
A hipótese era que se eles tivessem um espaço para reclamar do “velho sistema”, logo no início do treinamento, esse assunto seria esgotado e eles poderiam passar para o treinamento, tranquilos. Minha hipótese foi confirmada.
Fizemos 8 espetáculos e em cada um deles vimos o quanto o sistema velho causara problemas; divertimo-nos muito. E não se falou mais sobre o sistema velho durante o resto do treinamento.
Criado com WordPress